NOSSOS ARTIGOS

Como melhorar a linguagem corporal nos vídeos? Veja algumas dicas para parecer mais confiante diante da câmera!

Você sabia que existem algumas técnicas de linguagem corporal que te ajudam a parecer mais confiante nos teus vídeos? 

Uma boa apresentação não é feita apenas de slides deslumbrantes e palavras certas. Expressões faciais, posturas e até os gestos que cada orador escolhe também contam (e muito) para a maneira como o público, do lado de lá do palco, irá processar cada informação.

Essas técnicas são pequenas maneiras de agir ou falar que te ajudam a transmitir confiança na hora de conversar com alguém. 

Aplicar isso no dia a dia pode ajudar muito quem exerce um papel de liderança e precisa conversar com colaboradores e clientes com segurança. 

Quer descobrir como melhorar tua linguagem corporal ao gravar os teus vídeos? Confira as dicas a seguir!

  1. Cuide dos teus movimentos repetitivos

A câmera exagera o movimento e, se você é o foco central do teu vídeo, não distraia o espectador. 

Se você tem o hábito de andar enquanto fala ou “fala com as mãos”, tente reduzir esses movimentos para que o espectador se concentre na tua mensagem, e não nos teus braços.

Da mesma forma, não é legal alterar completamente tua linguagem corporal e quase não se mexer, pois isso também será desconfortável para o espectador.

Dica: se você se move muito, reduza isso em 20%; se você estiver muito parado, aumente a movimentação em 10%.

  1. Busque a neutralidade


A melhor estratégia para evitar isso é apostar em posturas e gestos neutros. Quando falamos de termos gestuais você deve sempre visar à neutralidade e à complementaridade.


Ou seja, a maneira como você usa as mãos ou desloca o teu corpo não pode interferir na história que está contando – antes, deve reforçá-la.

Manter as mãos ao lado do corpo, por exemplo, cumpre essa função. Fazer gestos abertos, por sua vez, mostra ausência de proteção e confiança. A conexão com a audiência é mais forte se teu gesto é natural. 

  1. Seja coerente

Neste ponto, a coerência entre o que se diz e como se age é fundamental. Quando você fala uma coisa e faz outra cara você compromete totalmente a credibilidade do teu vídeo. 

Agora, como conciliar conteúdo e expressão quando se está nervoso e o sorriso ou sobrancelhas arcadas parecem ter vida própria? A solução, de acordo com os especialistas, é TREINO! Por isso, não subestime a importância do preparo antes de gravar o teu vídeo. 

  1. Mantenha contato visual com a câmera

No final, o que conta é a tua audiência. Fale com eles de uma maneira clara e convincente, na língua deles. Traga-os para a jornada com você. Conecte-se com eles emocionalmente.

Em um vídeo quem está assistindo é o protagonista, não você. Por isso, teu foco deve estar em quem está do lado de lá do palco ou da mesa.

Na prática, isso significa que teus olhos devem estar feitos neles, ou seja, não em outro lugar que não seja a câmera. 

Para ajudar você nessa tarefa, concentre-se no valor da mensagem e das informações que você está fornecendo.

Pense nisso: eles já estão interessados no que você tem a dizer. Ter esta certeza ajuda a tirar um enorme peso dos teus ombros. 

  1. Fale de forma natural 

Seja natural. Seja você. Lembre-se de que as pessoas compram de pessoas. Por isso, você precisa parecer autêntico.

Mas pense no ritmo de entrega – e é aqui que a prática leva à perfeição: se você acelerar teu monólogo, estará anunciando teu nervosismo para o mundo todo. Já andar devagar demais fará com que o espectador perca o interesse.

Anuncie-se claramente. Use uma linguagem simples para transmitir tua mensagem. Evite jargões, gírias e acrônimos (siglas).

A maioria dos oradores públicos passa por uma série de exercícios vocais e faciais antes de fazer um discurso. Esta é uma técnica útil antes de começar a gravar, pois aquece as pregas vocais e relaxa os músculos faciais.

  1. Use tua postura ao teu favor

Você também pode usar postura correta e alongamento suave para reduzir a tensão. Por exemplo, se cruzar os braços ou as pernas com força, esfregar as mãos ou ficar se remexendo, você estará apenas reforçando teu estado nervoso.

Sentar-se ereto, cruzar as mãos no colo e cruzar os tornozelos (se estiver sentado) são maneiras de não apenas projetar a confiança, mas também de acalmar a mente.

Se você estiver em pé, poderá segurar as mãos frouxamente na frente do corpo, com os cotovelos dobrados e mantendo os pés a uma distância confortável. Oscilar ou mover-se excessivamente pode fazer você sair do enquadramento da câmera. 

Por isso, tente manter o tronco imóvel. Você pode inclinar a cabeça, mudar o peso de um lado para o outro ou mover os braços para se expressar.

Entre os takes, movimente os ombros, dê umas voltas e estique os braços suavemente para garantir que continue relaxado.

Gostou do conteúdo? Confira mais de nossos artigos!  

Curta, comente e compartilhe

Gedson Castro © Todos os direitos reservados.
Feito com  por Agência Primage
instagram default popup image round
Follow Me
502k 100k 3 month ago
Share